Quando eu penso na Bahia, já sinto logo o cheirinho do tempero. Azeite de dendê, camarão no leite de coco, peixe fresquinho, acarajé, abará, vatapá, xinxim… a lista dos pratos tradicionais é enorme! Você quer saber onde comer em Salvador e ainda ter várias dicas gastronômicas pelo Estado? Então é só continuar lendo o post!
Nesse post, vamos te levar para um passeio gastronômico com dicas de onde comer em Salvador e uma listinha de pratos que você não pode deixar de experimentar quando for à cidade.
Então se você já está curioso para saber mais informações deliciosas sobre a capital baiana, vamos a todas as dicas!
Por que ir para Salvador?
A Cidade do Salvador foi fundada em 1549 e serviu como capital do Brasil por mais de 200 anos. Uma escolha que levou em consideração a sua localização estratégica para os navios portugueses que faziam a travessia entre o Velho Mundo e a Terra de Vera Cruz.
Desde a sua fundação, a Bahia contribuiu para a circulação de mercadorias tanto no Brasil como para exportação com alimentos encontrados por ali, tais como a cana de açúcar e o cacau.
Ainda hoje se encontram traços da época colonial tanto na arquitetura e costumes quanto na cozinha baiana, que é muito influenciada, também, pela cultura africana. Se você é o tipo de viajante que adora história, vai encontrar em Salvador um prato cheio! E por falar em prato, a culinária baiana é um elemento essencial para esse mergulho na cultura e história da região e do país.
Onde comer em Salvador: como chegar
A Bahia está a aproximadamente 1630 km de distância do Rio de Janeiro, 1970 km de São Paulo, 6550 km de Brasília e 370 km de Sergipe, seu vizinho mais próximo. Existem diversas formas de se chegar à capital, Salvador, e as três melhores opções são avião, carro ou ônibus.
Para quem prefere ir de avião, o Aeroporto Internacional de Salvador, único da cidade, opera voos diários para diversas partes do país, principalmente outras capitais. Entre as facilidades de chegar de avião, além da rapidez, se você escolher alugar um carro para a sua estadia, já pode sair do Aeroporto com ele.
Se você gosta de pegar estrada, ir de carro é uma ótima pedida. As estradas nacionais BR-101 e BR-116 são ideais se você parte do Sul ou do Sudeste. Se você sai do Norte ou Nordeste, a estrada estadual BA-099, conhecida como Linha Verde, é a melhor opção. Tenha atenção aos pedágios e evite pegar estradas periféricas, que podem ser perigosas.
Para quem não gosta de viajar de carro nem de avião, tem sempre a opção de se chegar de ônibus. O Terminal Rodoviário Armando Viana de Castro é o ponto de chegada em Salvador e fica numa região bem central da cidade, de onde partem ônibus municipais para todos os bairros.
Leia também: Passeios em Salvador: top 20 passeios para fazer na cidade (e região)
Onde comer em Salvador: o que fazer na cidade
Antes de te contar onde comer em Salvador, saiba que a cidade tem muitos pontos de interesse, desde os mais turísticos até os segredos escondidos que só quem conhece bem a cidade consegue encontrar. Com seu clima super agradável e temperatura média na casa dos 25° o ano inteiro, Salvador é um ótimo destino para visitar na baixa temporada, quando os preços são mais acessíveis e as ruas e praias não estão tão cheias.
O período de chuvas vai de Abril a Junho e a alta temporada é durante os meses de férias e, naturalmente, durante o Carnaval. Escolha a melhor época para ir a Salvador de acordo com o que você espera encontrar na cidade.
Listamos aqui o top 5 de passeios imperdíveis na capital baiana:
1. Centro Histórico: Mercado Modelo + Elevador Lacerda + Pelourinho
O Mercado Modelo é o mercado municipal de Salvador e é onde se encontram as melhores lojas de lembrancinhas da Bahia. Além de um ótimo restaurante no segundo andar, com direito a uma vista espetacular para a Baía de Todos os Santos. Logo em frente ao Mercado Modelo está o Elevador Lacerda, meio de transporte oficial que liga a Cidade Baixa e a Cidade Alta.
Já na Cidade Alta, o ponto principal é o Pelourinho. Apelidado carinhosamente de Pelô, o bairro mais famoso de Salvador concentra casinhas coloridas, igrejas da época colonial, ladeiras famosas onde acontecem os ensaios do Olodum e dos Filhos de Gandhy e também a Fundação Casa de Jorge Amado.
2. Museu da Gastronomia Baiana
O Museu da Gastronomia Baiana é uma iniciativa do Senac da Bahia e fica no Largo do Pelourinho. A estrutura reúne salas de exposição, um restaurante-museu-escola, um bar-museu, uma loja-museu e um espaço dedicado à art-food.
A ideia do museu é valorizar a culinária baiana e inserir os hábitos alimentares do estado num contexto sócio-cultural e histórico. Um passeio obrigatório para quem vai a Salvador em busca da comida.
3. Barra: Praia do Porto da Barra + Farol + Praia do Farol
Um dos bairros mais tradicionais de Salvador, a Barra é a casa do carnaval baiano. Ponto de partida do circuito Barra x Ondina, o trajeto mais famoso dos trios elétricos, sai do Farol da Barra e arrasta multidões todos os anos. Além disso, no bairro estão duas praias lindas – Praia do Porto da Barra e Praia do Farol – e o icônico Farol da Barra, cartão postal da cidade.
4. Basílica do Senhor do Bonfim
A Igreja, católica, foi fundada em 1745 e construída entre 1746 e 1754. Hoje em dia acolhe diversas manifestações religiosas e culturais, sendo a mais famosa a lavagem das suas escadarias, protagonizada pelas baianas do candomblé próximo ao dia de Reis, 6 de Janeiro.
No interior da igreja, a sala das promessas contém objetos de devoção oferecidos pelos fiéis em agradecimento às graças alcançadas. Logo à entrada, as grades da Basílica são tomadas pelas tradicionais fitinhas coloridas – quem vai à Bahia tem que ir lá amarrar a sua e fazer um pedido.
5. Itapuã: Praia de Itapuã + Farol
Famoso pela música de Toquinho e Vinícius, o bairro de Itapuã é mais afastado da agitação do centro, mas é um lugar que merece um passeio com atenção. Especialmente para quem busca a tranquilidade em forma de sombra e água fresca no meio da cidade.
Além das belezas naturais, é em Itapuã que se encontra a Casa Di Vina, um memorial dedicado ao poeta Vinícius de Moraes, que decidiu viver em Salvador – e estava era certo! O espaço também conta com hotel e restaurante.
Veja também: Onde ficar em Salvador: Barra, Rio Vermelho ou Pelourinho?
Onde comer em Salvador: 10 lugares que você não pode deixar de conhecer
Está preparado para conhecer onde comer em Salvador? A culinária baiana é mais um traço da cultura riquíssima do estado. Parte dessa riqueza toda está na variedade e diversidade de elementos que a compõem. A cidade é extremamente democrática, em todos os sentidos. E a gastronomia não seria diferente. Você vai encontrar todos os tipos de lugares pra comer, desde barraquinhas na rua até restaurantes refinados.
Não se assuste se você comer a melhor tapioca do mundo numa barraca no meio da praça. Ou ainda, se você encontrar uma versão super contemporânea do prato mais tradicional de todos, o acarajé, num restaurante chique. Salvador tem tudo para te surpreender!
Preparamos uma lista com 10 paradas obrigatórias para experimentar o melhor da cozinha baiana em Salvador:
1. Acarajé da Cira
Tradicionalíssimo, o Acarajé da Cira é super famoso e você pre-ci-sa conhecer! Em 2019, Cira teve seu acarajé eleito o melhor de Salvador pela décima sexta vez no projeto Comer & Beber da Revista Veja.
Existem duas barracas do Acarajé da Cira em Salvador:
Largo da Mariquita, no Rio Vermelho;
Rua Aristides Milton, s/n, em Itapuã.
2. Acarajé da Dinha
Outra barraca famosa que reúne o melhor da comida de rua baiana (acarajé, vatapá, caruru, abará e outras iguarias) é o Acarajé da Dinha. A barraca é um marco para a cidade. Tanto que o Largo de Santana, no Rio Vermelho, ficou conhecido como “Largo da Dinha“. Com três unidades, o Acarajé da Dinha está no Rio Vermelho, Costa Azul e Pituba.
3. Salvador Dali
A primeira coisa que chama a atenção no Salvador Dali é a promessa da varanda mais charmosa de Salvador. Só a vista para o mar já chama a atenção e dá vontade de conhecer. Mas a comida, claro, chama mais a atenção ainda! Os principais pratos do restaurante são com camarão e prometem ser um festival de delícias. O restaurante fica na Rua Borges dos Reis, 11 no Rio Vermelho.
4. Casa de Tereza
Um dos restaurantes mais tradicionais de Salvador, a Casa de Tereza é gerida pela chef Tereza Paim. No cardápio estão pratos tradicionais baianos com um toque de sofisticação. O destaque vai para o bobó de camarão. A Casa de Teresa fica na Rua Odilon Santos, 45, no Rio Vermelho.
5. Manjericão
Outro restaurante que já é patrimônio de Salvador é o Manjericão. O segredo é a comida caseira, com buffet a quilo. E o ambiente é super agradável, numa casinha linda no meio do mato. O restaurante fica na Rua da Fonte do Boi, 3 B, no Rio Vermelho.
Salvador é uma cidade bem diversa. Em todo o seu território, encontram-se restaurantes com propostas variadas que atendem bem a quem procura uma comida tradicional, caseira, gourmet ou contemporânea. O melhor de tudo é que em todas as opções de estabelecimentos é possível encontrar os pratos típicos que todo mundo quer experimentar.
Leia também: O que fazer em Salvador: dicas para quem tem 1 ou 2 dias na cidade
6. Mercado Modelo
Erguida em 1861, a construção criada para receber a Casa da Alfândega com o passar do tempo foi transformada no que hoje conhecemos como Mercado Modelo. Além das lembrancinhas, no Mercado existem restaurantes como os tradicionais Maria de São Pedro e Camafeu de Oxóssi. E também as barracas com produtos tradicionais.
O Mercado Modelo fica na Praça Visconde de Cayru, s/n, no Comércio.
7. Amado
Com vista para a Baía de Todos os Santos, Amado é um restaurante contemporâneo que revisita os pratos tradicionais da Bahia – e do Brasil. Gerido pelo chef Edinho Engel, alguns dos destaques são a casquinha de aratu com farofa de licuri, a moqueca mista de camarão e peixe e o ceviche de dourado e camarão com tangerina, coco fresco e chips de mandioquinha.
O restaurante Amado fica na Avenida Lafayete Coutinho, 660, no Comércio.
8. Sorveteria da Ribeira
Uma das mais tradicionais do Brasil, a Sorveteria da Ribeira é parada obrigatória para quem visita Salvador. Serve sorvetes artesanais feitos com frutas e oferece mais de 60 sabores. Destaque para os sorvetes de coco, sapoti e mangaba. A sorveteria fica na Rua da Penha, 87, na Ribeira.
9. Bravo Burguer & Beer
Se você gosta de experimentar a culinária tradicional mas não dispensa um bom hambúrguer, precisa conhecer o Bravo Burger & Beer. Entre os destaques está o queijo cobocó, que acompanha quase todos os hambúrgueres e o inusitado hambúrguer de cabrito.
Com 4 unidades, o Bravo Burger & Beer está em Pituba, Alphaville, Barra e Horto. É possível comer na loja, pedir delivery ou ainda encomendar os ingredientes para montar seu Bravo em casa.
10. Velho Espanha
Bem no centro da cidade está o centenário Velho Espanha, um bar que carrega o peso de ter sido o reduto dos intelectuais do século XX. Nomes como Glauber Rocha e Setaro passaram pelas suas mesas. O espaço é family friendly e tem mesas ao ar livre e serviço de take away. Entre os pratos de destaque estão um escondidinho de brócolis e fumeiro com purê de banana.
O Velho Espanha fica na Rua General Labatut, 38, Barris.
Veja também: Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza
Onde comer em Salvador: Pelourinho
O Museu da Gastronomia Baiana é parada obrigatória para quem faz uma viagem gastronômica. Iniciativa do Senac-Bahia, o Museu fica no Largo do Pelourinho e além de contar com espaços de exposição, abriga, também, o Restaurante-Escola do Senac.
Os ingredientes-base dos pratos são dendê, feijão, café e frutas típicas da região. Destaque para as moquecas, a feijoada baiana e o quindim de iaiá. O Museu da Gastronomia Baiana fica na Praça José de Alencar, 13/19, no Largo do Pelourinho.
Fundado em 1952, o Bar Cruz do Pascoal tem um atrativo incomparável: o mirante nos fundos que contempla o Comércio, o forte São Marcelo, a cidade Baixa e a Baía de Todos os Santos. Entre os pratos, os destaques vão para a carne de sol, codorna com vinagrete e farofa, pirão de aipim e os sucos de frutas regionais. O Bar Cruz do Pascoal fica na Rua Direita de Santo Antônio, em Santo Antônio Além do Carmo – coladinho no Pelô, próximo ao Convento do Carmo.
Onde comer em Salvador: Barra
Os restaurantes mais tradicionais de Salvador costumam servir muitos pratos com camarão. É o caso do Barravento, na Barra. Os principais destaques do cardápio são o risoto de camarão, o camarão ao leite de coco e a moqueca de camarão. Entre as outras opções, estão lagostas, polvo, peixes variados e, de sobremesa, o creme de papaya e as mousses veganas. O Barravento fica na Avenida Oceânica, 814, Barra.
Outro clássico da região é o Pereira Restaurante. Alguns dos pratos mais pedidos são o arroz de frutos do mar, o camarão ao molho de damasco e o risoto de camarão e polvo. Nossa sugestão de entrada é o camarão empanado no coco e tapioca, acompanhado de um drink bem gelado. O Pereira fica na Avenida Sete de Setembro, 3959, Barra.
Leia também: Destinos baratos no Brasil: 10 cidades incríveis para conhecer gastando pouco
Onde comer em Salvador: comidas regionais para experimentar
Vamos falar um pouco dos pratos típicos da Bahia, que são super fáceis de encontrar em Salvador?
Azeite de dendê
O azeite de dendê também é conhecido como óleo de palma. É muito popular na cozinha africana e, consequentemente, nas cozinhas influenciadas pela cultura africana. O óleo é retirado do fruto do dendezeiro, uma espécie de palmeira que veio do oeste da África e conquistou o coração da Bahia.
Acarajé
O acarajé é um dos pratos mais tradicionais da culinária baiana. Trazido da cultura africana, é um bolo feito de massa de feijão fradinho, cebola e sal, frito em azeite de dendê e recheado com caruru, vatapá, camarão seco e vinagrete. Cuidado ao responder se quer o seu acarajé quente ou frio – esse é o indicador da quantidade de pimenta.
Abará
A receita do abará é muito similar à do acarajé. A maior diferença é o modo de preparo. O acarajé é frito, enquanto o abará é cozido em folha de bananeira.
Vatapá
Vatapá é um prato típico da Bahia, super fácil de encontrar em Salvador. É uma pasta feita de pão molhado ou farinha de rosca, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, castanha de caju, leite desnatado, azeite de oliva, cebola, alho e tomate.
Caruru
Caruru é um cozido de quiabos que geralmente acompanha o acarajé ou o abará. Leva azeite de dendê e pimenta.
Xinxim de Galinha
Xinxim de galinha é uma espécie de ensopado de galinha com amendoim, castanha de caju, gengibre, pimenta, camarão seco, alho, coentro, cebola, leite de coco e azeite de dendê feito na panela de barro.
Moqueca baiana
Moqueca é um tipo de cozido de peixe que nasceu em Angola e chegou ao Brasil pra ficar. Existem várias versões de moqueca pelo país e a baiana se destaca pelos seus ingredientes: peixe, limão, tomate, cebola, pimentão, coentro, leite de coco, azeite de dendê e camarão.
Sarapatel
Sarapatel pode não ser muito popular, apesar de bastante conhecido e consumido no Nordeste. Nascido em Portugal, o prato tem como ingredientes principais vísceras de porco, cabrito ou borrego.
Bobó de Camarão
Bobó de camarão é aquele prato pra deixar o coração quentinho. Feito com camarões e bastante leite de coco, é uma espécie de cozido misturado a purê de mandioca e azeite de dendê, que dão a cremosidade perfeita.
Arroz de Hauçá
Arroz de hauçá é um prato típico da Bahia, o preferido do escritor Jorge Amado. Trazido da África, é um arroz super cozido, quase sem sal e com bastante água para deixar bem molinho.
Cocada
Cocada é um doce tradicional no Brasil e em Angola. É uma pasta açucarada à base de coco e leite de coco.
Tapioca
Tapioca é uma das melhores coisas que o Nordeste do Brasil poderia ter nos dado! Nascida dos indígenas brasileiros, a tapioca é uma farinhazinha extraída da mandioca (ou aipim) e também é conhecida como beiju. Em Salvador, peça com recheio de queijo coalho ou coco com leite condensado.
Munguzá
Munguzá, também conhecido como canjica, é um doce cremoso feito de milho branco com leite condensado, leite de coco, leite e cravo da índia.
Pronto para ir para Salvador?
Impossível terminar esse post e não estar com água na boca para experimentar todas essas iguarias! Conseguiu selecionar onde comer em Salvador?
Com certeza, a gastronomia é um dos pontos altos da Bahia e você não vai se arrepender de incluir no seu roteiro um passeio pelos melhores restaurantes, bares e barracas de rua da cidade.
E se você ainda não planejou onde ficar em Salvador, recomendo a leitura desse post do blog No Mundo da Paula. =)
Outros posts que você pode gostar:
Melhores praias da Bahia: 10 praias incríveis para conhecer no litoral baiano
Ponta do Corumbau (Bahia): como chegar, onde ficar e o que fazer neste paraíso baiano
Cumuruxatiba (Bahia): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem
Olá,
Essa foto é do farol da Barra e não do farol de Itapuã, rs.
Minha nossa, essa foto está mesmo fora do lugar. Obrigada pelo retorno, Deisi! Já solicitei a equipe para substituir a foto.